segunda-feira, janeiro 02, 2006

Jogo do Pato

Jogo do Pato

O Jogo do Pato é uma tradição que, apesar de não muito antiga, se tem realizado nas últimas décadas com frequência e entusiasmo.

Com a presença do capitão Reymão Nogueira como mestre de equitação do Colégio Militar, iniciou-se um jogo durante a instrução que consistia em os alunos a cavalo, sem estribos, fazerem um jogo passando as bolas de uns para os outros. A finalidade do jogo era meter a bola num cesto no canto do picadeiro (baliza).

Mais tarde e após uma visita do adido militar americano, ao Colégio em que se fez uma apresentação de um jogo do pato, este convidado muito gentilmente resolveu oferecer ao Colégio, duas bolas do jogo do pato argentino com o respectivo regulamento traduzido para português.

Dada a sua violência, foi impossível fazer-se este jogo com uma certa continuidade ficando então restringido à sua realização apenas uma vez por ano na altura do S. Martinho e apenas com os alunos finalistas.

Desde então, todos os anos, nesse dia, os finalistas realizam esse jogo, organizados em 4 equipas, uma por cada companhia. Os alunos finalistas, a cavalo, sem estribos fazem um jogo passando bolas do jogo do pato argentino, com o único objectivo de acertar num cesto (baliza) que se localizam nas duas paredes apostas do Picadeiro, ganhando quem mais pontos somar.

Para além de ser um jogo verdadeiramente alucinante, espectacular, violento e viril e muitos outros adjectivos, sobressai o convívio posterior a este. Um convívio desportivo e justo, onde se fomenta o espírito competitivo. Uma tradição a continuar pelos bons momentos que proporciona, indescritíveis e únicos.

Free Counters
Free Hit Counters